Consultoria Gratuita

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições para a 17ª edição; resolva questões da última prova

Por Equipe G. Gospel em 15/02/2022 às 11:38:06
Escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país podem aplicar para a competição até 17 de março. Estão abertas até o dia 17 de março as inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Escolas públicas municipais, estaduais, federais e colégios privados de todo o país podem participar da competição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas instituições de ensino no site da OBMEP.

Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o torneio é destinado a estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio.

A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda, por uma prova discursiva de seis questões.

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

A 1ª fase da OBMEP será realizada em 7 de junho, e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro.

A divulgação dos premiados está prevista para 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

O Município do Rio de Janeiro foi o que mais recebeu medalhas de ouro na última OBMEP. Foram 39 medalhistas na cidade, do total de 575 medalhas de ouro distribuídas no país.

Teste seus conhecimentos

1. Felipe desenhou três triângulos, cinco quadrados e quatro círculos. Depois ele pediu para Anita apagar todas as figuras de quatro lados. Quantas figuras restaram?

A) 1

B) 4

C) 5

D) 6

E) 7

2. Mônica ganhou de presente 3 animais; ela contou todos os pés dos bichinhos e viu que totalizavam uma dezena. Quais animais Mônica pode ter ganhado?

A) 2 coelhos e 1 peixe.

B) 1 coelho e 2 passarinhos.

C) 2 coelhos e 1 passarinho.

D) 3 passarinhos.

E) 2 passarinhos e 1 peixe.

3. Algumas joaninhas grandes e pequenas estão fazendo uma festa. Joaninhas pequenas têm 5 pintas e joaninhas grandes têm 6 pintas. Se o total de pintas na festa é 43, podemos dizer que nessa festa há exatamente:

A) 6 joaninhas.

B) 7 joaninhas.

C) 8 joaninhas.

D) 9 joaninhas.

E) 10 joaninhas.

Respostas: 1-E; 2-C; 3-C

Joaninha

Globo Repórter

Fonte: G1

Comunicar erro
Marketing para Advogados_2

Comentários

Supletivo_01 - Local 3