Marketing para Advogados

Segundo dia do Enem 2021: revisão do que mais cai na prova e fórmulas essenciais de matemática e ciências da natureza; VÍDEOS

Por Equipe G. Gospel em 26/11/2021 às 09:31:03
Professores do Curso Anglo listam os conteúdos mais recorrentes em cada disciplina e fazem um resumo do que o candidato precisa estudar para a fase final do exame. Enem 2021: Estudante analisa caderno de prova após cinco horas de exame em Ribeirão Preto, SP

Érico Andrade/g1

As provas de matemática e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão aplicadas neste domingo (28). A dois dias do exame, não é mais momento de tentar aprender algo "do zero", dizem os professores. Mas vale a pena fazer uma revisão bem objetiva de cada área do conhecimento.

CORREÇÃO DA PROVA AO VIVO: g1 fará transmissão no domingo, a partir das 18h

Para ajudar os candidatos nesta reta final, o g1 conversou com docentes de física, química, biologia e matemática do Curso Anglo e complicou aqui os principais assuntos que valem ser relembrados pelos alunos.

LEIA TAMBÉM:

Gabarito extraoficial do 1º dia

25 fórmulas para o 2º dia de Enem

O que levar para a prova?

Nos vídeos abaixo, você vai ver:

as principais fórmulas exigidas em cada disciplina;

os conteúdos mais recorrentes nas últimas edições do exame;

exemplos de exercícios-chave para a revisão.

Biologia

Professor de biologia faz revisão para o Enem 2021

De acordo com o professor Marcelo Perrenoud, há uma expectativa sobre o conteúdo da prova de biologia nesta edição do exame, para saber se a pandemia será abordada de alguma maneira. Por isso, a primeira dica é estudar viroses e bacterioses em geral.

Além disso, para ele, outros assuntos podem aparecer na prova são:

Ecologia: engloba conceitos como meio ambiente, teias e cadeias alimentares, e é um dos assuntos que quase sempre caem na avaliação. Nos últimos anos, o tópico ocupou cerca de 30% do espaço reservado para biologia no exame.

Vacinas: assunto em alta em razão da pandemia de Covid-19, a vacina pode ser um tema cobrado dos candidatos. O processo de imunização, não necessariamente relacionado à Covid-19, é um bom gancho de estudo.

Interpretação de gráficos e tabelas: é essencial que o candidato domine essa linguagem matemática.

Física

Professor de física faz revisão para o Enem 2021

O professor de física Madson Molina acredita que é importante estar atento a conteúdos que já marcaram presença em outras edições no exame, como:

Potência: circuitos elétricos, correntes elétricas e potências elétricas também são comum no exame. É preciso estar atento às unidades de medida utilizadas tanto na questão quanto nas alternativas.

Eletrodinâmica: circuitos elétricos, correntes elétricas e potência elétricas também são comuns no exame.

Transformação de unidade: variação de temperatura e mudança de estado em calorimetria podem estar presentes na prova.

Química

Professor de química faz revisão para o Enem 2021

Para Rodrigo Machado, professor de química, há assuntos indispensáveis para a revisão da disciplina, tais quais:

Assuntos relacionados ao pH: escalas de acidez, conceito geral, exemplos práticos e comparações;

Química orgânica: conceitos como cadeias e funções orgânicas são recorrentes.

Matemática

Professor de matemática faz revisão para o Enem 2021

Matemática é a única das disciplinas do dia que tem 45 questões só para si. Por isso, o professor Roberto "Robby" Cardoso diz que é importante estar tão atento às questões fáceis quanto às mais difíceis, além de estar afiado nos assuntos mais recorrentes:

Geometria plana: assim como a geometria espacial, tem alto índice de presença em provas anteriores. É importante dominar as fórmulas de área.

Representação e análise gráficas: habilidade importante não só nas questões de matemática, mas também nas de ciências da natureza.

Porcentagem, razão e proporção: é preciso ficar atento aos cálculos, para não errar "continhas" simples e comprometer o resultado.

Fonte: G1