Ex-criminoso que nasceu na prisão passa a resgatar jovens

A cultura de drogas e violência de Rolando Ruiz o levou ao submundo das gangues e a várias prisões.

Por Equipe G. Gospel em 25/11/2021 às 15:21:43

A história de Rolando Ruiz começou - literalmente - na prisão. Ele nasceu enquanto sua mãe era presidiária na prisão feminina de Shakopee, e toda a cultura de sua família girava em torno de drogas, vícios, gangues e crime.

"A única coisa que me ensinaram durante a infância foi sobreviver, e crescer pobre e com pais viciados em drogas no sul de Minneapolis, sobreviver significava fazer coisas que beneficiavam minha família", diz Ruiz. "Por estar profundamente envolvido em atividades de gangues e na criminalidade, meus familiares não tinham muito a me oferecer em termos de crescimento e desenvolvimento, muito menos meu futuro."

A cultura de drogas e violência de Ruiz o levaria a várias prisões e ao tempo gasto dentro dos muros da prisão. Ele esteve envolvido em um incidente amplamente divulgado em 2009, quando um policial o deteve e lhe deu um choque enquanto ele esperava cooperativamente com as mãos no capô da viatura. O incidente foi gravado no vídeo da câmera e resultou na demissão do policial. Ruiz também recebeu um assentamento considerável da cidade - que ele usou para continuar seu estilo de vida de drogas e crime.

MENTORIA EMPRESAS

Início da transformação

Uma virada aconteceu em 2019, quando um juiz ordenou que Ruiz entrasse no programa Desafio Adulto e Jovem, como alternativa a uma longa sentença de prisão. Ele gostou do novo ambiente, mas não entendeu completamente como fazer a transição.

"Conheci pessoas legais que se preocupavam comigo - e não esperavam nada de mim", diz Ruiz. "Todos estavam até me parabenizando por eu estar me saindo bem, mas por dentro ainda era a mesma pessoa."

Quando ele conseguiu um passe para visitar a família no verão de 2020, as pessoas de sua vida reconheceram sua sobriedade e mudanças, mas o encorajaram a voltar ao seu antigo estilo de vida.

"Eles me disseram: você não precisa usar drogas, mas ainda pode vendê-las", lembra Ruiz. Ele não tinha realmente mudado por dentro e teve uma recaída enquanto estava no programa. Ele imaginou que seria expulso, mas isso não aconteceu.

"Eles viram algo em mim que eu não, e isso fez algo por mim", diz Ruiz. "Eu desabei e clamei a Deus: OK, se é isso que Você quer, eu me renderei."

O revés fez com que Ruiz demorasse 18 meses para completar o programa normal de 13 meses, mas ele usou o tempo para continuar a aprofundar seus relacionamentos, com Deus e com mentores essenciais em sua vida.

"Tudo mudou quando cheguei ao fundo do poço. Algo estava diferente e foi aí que Deus me encontrou", diz Ruiz.

Tapete Personalizado

Crescimento extraordinário

O Desafio Adulto e Jovem e uma relação de mentor com o Juiz Kevin G. Ross prepararam o cenário para uma temporada de crescimento extraordinário.

O vice-presidente do Desafio Adulto e Jovem de Minnesota, Tim Walsh, observou em primeira mão a jornada de Ruiz para a recuperação. Ele compartilhou o impacto que a liderança de Ruiz teve na comunidade da organização em uma carta de recomendação para Ruiz.

"A história de vida e o testemunho de Rolando incluem desafios extraordinários, perda, sofrimento e luta", escreveu Walsh. "Sua história de recuperação, em particular, ilustra como ele se perdeu em um ponto, incluindo qualquer noção de seu potencial e propósito, mas agora ele tem uma vida transformada, fé renovada e um claro senso de chamado."

Enquanto avançava em sua recuperação no Desafio Adulto e Jovem, Ruiz aceitou um pedido para servir como defensor da prevenção Conheça a Verdade, indo a escolas e prisões, fazendo apresentações e conversando com crianças sobre drogas.

"Pude usar minha história para dar às crianças um exemplo do que não fazer", diz Ruiz. "Conectar-me com as crianças fez muito por mim e me fez perceber que preciso ser um modelo."

Ross é um juiz de apelação do tribunal distrital que viu o potencial de Ruiz e investiu seu tempo para encorajá-lo a seguir um caminho diferente. Em sua carta à North Central University expressando seu apoio ao pedido de bolsa de Ruiz, Ross disse que a conversão de Ruiz foi um exemplo notável da incrível graça e paixão de Deus pela redenção.

"A fome de Rolando pela Palavra de Deus e sua sede de conhecimento são insaciáveis", escreveu Ross. "Que Deus poupou sua mente apesar de anos de dependência química é óbvio; ele devora conceitos complexos de uma maneira que evidencia um intelecto sério - o tipo de intelecto mais adequado para o refinamento por meio do rigor acadêmico."

Líder para a família e comunidade

Ruiz, que começou as aulas em North Central em 25 de agosto, está profundamente grato por sua oportunidade de ensino superior.

"A ideia de que Deus me arrancaria daquela vida e me usaria para mudar a vida de outras pessoas ainda me surpreende", diz Ruiz. "Acredito que minha educação na North Central será uma grande parte para me ajudar a ver mais claramente o que Deus fará com minha vida." Ninguém em sua família frequentou a faculdade antes.

Ruiz se tornou um líder em sua grande família. Quatro membros da família e vários amigos decidiram segui-lo em recuperação entrando no Minnesota Adult & Teen Challenge.

O presidente da North Central University, Scott A. Hagan, anunciou a criação da Bolsa Memorial George Floyd em junho de 2020.

"Isso é exatamente o que queremos realizar com esta bolsa", diz Hagan. "Oferecer oportunidades para que os indivíduos tenham acesso à educação muda drasticamente a narrativa para as gerações futuras".

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2