Marketing para Advogados
CMVR_Novembro 2021

Outubro Rosa: Barra Mansa amplia realização do exame preventivo neste sábado

Por Equipe G. Gospel em 01/10/2021 às 15:19:25

Barra Mansa – A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero. A medida faz parte da Campanha Outubro Rosa – dedicada à conscientização do diagnóstico precoce contra a doença. Neste sábado, dia 2, as moradoras da cidade podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes, das 8h às 17h, para realizarem seus exames preventivos. Basta comparecerem ao local levando a carteira do SUS e a identidade (RG). Durante todo o mês, também serão ampliadas as ofertas de mamografia e exame Papanicolau.

Williana Bruna Cardoso de Brito, enfermeira e coordenadora do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), da Secretaria da Saúde, diz que a procura pelos exames tem aumentado nos últimos meses.

"Mesmo com a pandemia, as unidades de saúde não pararam de ofertar os exames citopatológicos e as MMGs (mamografias), porém, a procura foi abaixo do esperado. Já nos últimos meses, a demanda vem aumentando e esperamos que a procura cresça em outubro também", disse a enfermeira.

A coordenadora do PAISMCA também destacou que a prevenção começa ainda na infância e na adolescência. "Além de atividades educativas para o autoexame, testes rápidos, exames de prevenção ao câncer de colo de útero, solicitação de exame de mamografia, as UBSs também realizam a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). A vacina contribui para prevenção do câncer de colo do útero e deve ser realizada em meninas de 9 a 14 anos de idade, pois a proteção contra o vírus é maior antes do início da vida sexual. A vacinação do HPV também é realizada nos meninos de 11 a 14 anos", destacou Williana.

Diagnóstico precoce e autoexame

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, alerta que o câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres e a principal causa de morte por tumor no Brasil e no mundo. Também destaca a importância da prevenção e do autoexame.

"Mulheres, com 40 anos de idade ou mais, precisam passar por exame clínico das mamas uma vez por ano. Além deste, as que têm entre 50 e 69 anos também devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. E a procura por atendimento em uma unidade de Saúde deve ser feita mesmo que não elas não tenham sintomas. O autoexame deve ser realizado continuamente. Através dele, as mulheres conhecem o próprio corpo, entretanto, ele não substitui o exame realizado por um profissional treinado", explica Sérgio Gomes.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Fonte: Diário do Vale

Comunicar erro
Marketing para Advogados_2

Comentários

Supletivo_01 - Local 3