EJA 1
CMVR_Outubro_2021

AAP-VR vai comemorar Dia do Idoso com ciclo de palestras

Por Equipe G. Gospel em 24/09/2021 às 17:45:12

Volta Redonda – No próximo 1º de outubro é comemorado em todo mundo o Dia Internacional do Idoso, quando todos são chamados a refletir o papel do idoso na sociedade, lembrando que a idade chega para todos e que é possível se envelhecer com saúde e ativos. Até dois anos atrás, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda comemorava o Dia do Idoso com várias festividades e, muitas vezes, com excursões à Basílica de Aparecida, padroeira do Brasil, o que não poderá ser feito este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas isso não quer dizer que o 1º de outubro passará em branco.

Para comemorar o Dia internacional do Idoso, a AAP-VR, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, programou um ciclo de palestras, on line, com profissionais que vão orientar a todos como aprender formas de passar pelas fases com qualidade de vida e felicidade, fazendo com que, em cada uma, seja a sua melhor idade.

Todos os que quiserem participar das palestras on line encontrarão o link do Google Meet nas redes sociais da AAP-VR. Uma novidade será a participação do público, que poderá fazer perguntas, tirar suas dúvidas, contar sua história, enfim, interagir com os palestrantes. A ideia é que todos fiquem cada vez mais informados e orientados sobre temas relevantes ao seu cotidiano.

O interessante, segundo profissionais da Associação, é se notar que grande parte dos idosos se reinventou digitalmente durante a pandemia, o que mostra, por exemplo, o acompanhamento da lives promovidas pela entidade e as perguntas que chegam via redes sociais. Por isso, a expectativa é que as palestras pelo Dia Internacional do Idoso sejam acompanhadas por grande número de pessoas. Veja a programação abaixo:

Circulo de palestras online (via Google Meet)

Tema: Envelhecimento, família e cidadania: um olhar sobre os idosos.

27/09 – O papel do Ministério Público na promoção da cidadania do idoso.

Palestrante:Dra Cristiane Branquinho (Promotora de Justiça e Coordenadora do CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ).

28/09 – Estratégias que podem ser utilizadas para a promoção e efetivação dos direitos dos idosos.

Palestrante: Dr. Leonardo Kataoka (Promotor de Justiça do MPERJ; Mestre em Direitos Humanos pela University of Essex.

29/09 – Sedentarismo na terceira idade.

Palestrante: Gabriel Tardem Maciel (Profissional de Educação Física da SMEL, pós-graduado em "Personal Training e Treinamento Desportivo"

30/09 – Demência e doença de Alzheimer: questionamentos, sentimentos e formas de cuidado.

Palestrante: José Roberto Barroso Arantes (médico especialista em Geriatria pela AMB/SBGG, pós graduação em MBA; pós graduação em Docência do Ensino Superior, pós graduação em Geriatria e Gerontologia e pós graduação em Abraço Atenção Primária da Saúde

Doença de Alzheimer: o que muda na vida do familiar cuidador?

Palestrante: Daniele Freire – (Psicóloga Pós-Graduanda em Gerontologia, Pós Graduada em Planejamento e Gestão de Políticas Sociais.

Pan_casal_Pan


Fonte: Diário do Vale

Comunicar erro
Supletivo_01 - Local 2

Comentários

Supletivo_01 - Local 3