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Luiz Sayão fala sobre a origem da Páscoa: "A Páscoa judaica é a mãe da Páscoa cristã"

Por Equipe G. Gospel em 01/04/2021 às 16:55:18

Em uma live com o professor de cultura e tradi√ß√£o judaica, Daniel Woods, na quarta-feira (31), o teólogo e hebra√≠sta Luiz Say√£o falou sobre a P√°scoa no sentido original, conforme as Escrituras Sagradas, ponto de refer√™ncia da tradi√ß√£o judaico-crist√£. A P√°scoa judaica é descrita em √äxodo 12, no segundo livro da Lei (Tor√°), enquanto que a P√°scoa crist√£ é narrada nos evangelhos sinóticos (Mateus 26, Marcos 14 e Lucas 22).

Sobre a P√°scoa judaica, Woods explica que foi um plano de reden√ß√£o da parte de Deus para os hebreus para libert√°-los da escravid√£o. "A P√°scoa também fala do povo de Israel sendo perseguido pelos mil√™nios, mas sobrevivendo em diversos lugares, algo que é inexplic√°vel", disse o judeu.

Depois lembrou da história de José, que se tornou o segundo no Egito. "Ele preparou o Egito de maneira que nenhuma outra na√ß√£o foi preparada e com isso se tornou o "supermercado" dos demais pa√≠ses", mencionou. B√™n√ß√£o e maldi√ß√£o ao mesmo tempo, porque o Egito foi o palco da escravid√£o do povo hebreu.

A P√°scoa do passado e do futuro

De acordo com Sayão, a aliança entre Deus e os israelitas garante a esse povo a libertação. Ao evento específico da libertação dos israelitas das mãos dos egípcios dá-se o nome de Páscoa.

E, no Novo Testamento encontramos a Nova Alian√ßa através da chegada do Messias. "Ali, descobrimos a nova P√°scoa, que lembra da P√°scoa antiga, mas agora realinhada. Jesus comemorou com os disc√≠pulos uma lembran√ßa especial", observou o hebra√≠sta.

"Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o c√°lice e disse: Este c√°lice é a nova alian√ßa no meu sangue; fa√ßam isto, sempre que o beberem, em memória de mim. Porque, sempre que comerem deste p√£o e beberem deste c√°lice, voc√™s anunciam a morte do Senhor até que ele venha." (1 Cor√≠ntios 11.25,26)

Ao mesmo tempo em que lembravam da "grande liberta√ß√£o" na época do Egito, Jesus os fazia entender a grande liberta√ß√£o futura oferecida a todos. "Eles ganharam identidade na Nova Alian√ßa e vimos que a P√°scoa respondeu a muitas perguntas sobre opress√£o, liberdade, vida e morte. E a morte é o fim de todo discurso, é o desfecho de toda inquieta√ß√£o e discuss√£o", frisou.

Say√£o esclarece que, a P√°scoa que tem identidade e liberta√ß√£o, é a P√°scoa da ressurrei√ß√£o, aquela que fala do futuro. "Essa P√°scoa nós celebramos com grande alegria e corremos para ela, com a mesma pressa que os disc√≠pulos correram para o t√ļmulo a fim de descobrir que ele estava vazio, porque a ressurrei√ß√£o é a garantia do futuro, nas m√£os do Deus que salva e que nos faz sentir seguros", descreve.

O hebra√≠sta fecha o tema observando que poucas pessoas comemoram a P√°scoa lembrando que a celebra√ß√£o de Jesus com os disc√≠pulos foi feita num ambiente totalmente ligado à P√°scoa judaica. "Se n√£o entendermos esse cen√°rio da liberta√ß√£o do Egito, fica dif√≠cil entender a liberta√ß√£o que temos em Cristo", disse ao Guiame.

"A P√°scoa tem esse v√≠nculo com a história dos judeus. É por isso que, historicamente, o significado da nossa P√°scoa, hoje, tem sua base na P√°scoa judaica — que é a "m√£e" da P√°scoa crist√£, finalizou.


Fonte: Guia Me

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