O poder e o propósito da Diaconia

Por Equipe G. Gospel em 10/07/2024 às 10:36:18

Crescia a Palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o n√ļmero dos disc√≠pulos; também muit√≠ssimos sacerdotes obedeciam a fé. Estev√£o, cheio de gra√ßa e poder, fazia prod√≠gios e grandes sinais entre o povo (Atos 6:7 e 8).

Estev√£o era um simples di√°cono! Simples?! Diaconia, di√°cono ou diaconisa n√£o tem nada de simples. Um di√°cono é um membro da igreja crist√£ separado para realizar servi√ßos do dia a dia, operacionais e administrativos junto às pessoas que v√£o à igreja. A diaconia é o bra√ßo direito operacional da lideran√ßa da igreja. Homens e mulheres dedicados ao Senhor para servir a Deus, servindo pessoas. Diaconia é um dos primeiros sorrisos, na entrada de uma igreja com propósito b√≠blico.

Di√°cono vem do grego, "????????" (diakonos), que significa "servo" ou "assistente". Que deriva do verbo "????????" (diakoneo), i.e., "servir" ou "ministrar". No Antigo Testamento n√£o h√° a institui√ß√£o do diaconato, mas a refer√™ncia mais próxima, no hebraico é "????????" (shamash), que significa "aquele que operacionaliza" ou "administra" ou "extens√£o da lideran√ßa".


Diácono e Diaconisa na Bíblia

Os di√°conos foram institu√≠dos pelos disc√≠pulos de Jesus, os apóstolos, conforme relatado em Atos 6:1-6, 2 - Ent√£o, os doze convocaram a comunidade dos disc√≠pulos e disseram: N√£o é razo√°vel que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irm√£os, escolhei dentre vós sete homens de boa reputa√ß√£o, cheios do Esp√≠rito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste servi√ßo; e, quanto a nós, nos consagraremos à ora√ß√£o e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Est√™v√£o, homem cheio de fé e do Esp√≠rito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Tim√£o, P√°rmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.

No Novo Testamento, encontramos refer√™ncias a di√°conos em diversas passagens, como em Filipenses 1:1 e 1 Timóteo 3:8-13. Quanto às diaconisas, h√° uma refer√™ncia em Romanos 16:1, onde Febe é mencionada como "diaconisa" da igreja de Cencreia.


Papel e Função dos Diáconos

Os di√°conos eram respons√°veis por cuidar das necessidades pr√°ticas da igreja, permitindo que os apóstolos e outros l√≠deres espirituais pudessem focar no ensino e na ora√ß√£o. Eles cuidavam da distribui√ß√£o de alimentos, assist√™ncia aos pobres, e outras tarefas administrativas. N√£o que os apóstolos ou outros l√≠deres n√£o fariam mais isso, mas era uma forma de delegar e organizar as atividades para se ter efici√™ncia operacional e cuidado com as pessoas.

Import√Ęncia dos Di√°conos

Os di√°conos s√£o essenciais, importantes na igreja porque ajudam a garantir que as necessidades operacionais e materiais da congrega√ß√£o sejam atendidas, permitindo que os l√≠deres espirituais se concentrem no ministério da palavra, ora√ß√£o, estratégia e aconselhamento.

Di√°conos s√£o a ess√™ncia do trabalho crist√£o, i.e., servir ao próximo e ao servi√ßo da casa de Deus. Todo pastor ou l√≠der tem cora√ß√£o e atitude de di√°cono, e todo di√°cono tem cora√ß√£o de pastor. É nessa disposi√ß√£o para servir que podemos ver Jesus se manifestando, como diz em Mateus 11:28-30, Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de cora√ß√£o; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Uma boa recep√ß√£o, cuidado e atendimento às pessoas, faz toda a diferen√ßa entre ir à igreja, e se apaixonar pela igreja.

Como Alguém Pode se Tornar Di√°cono/Diaconisa?

Para se tornar um di√°cono ou diaconisa, uma pessoa deve ser escolhida com base em sua reputa√ß√£o, car√°ter e espiritualidade. Normalmente, a pessoa é recomendada por outros membros da igreja e é confirmada pelos l√≠deres da congrega√ß√£o.

Não fique parado. A Bíblia diz em I Coríntios 12:31, "procurai com zelo os maiores dons", ou seja, o título não determina o poder de Deus na sua vida, mas o seu coração para servir, se envolver e participar ativamente das atividades da igreja.

O pastor que encontra um bom di√°cono/diaconisa, encontra o favor do Senhor!

Características de um Diácono/Diaconisa Segundo a Bíblia

De acordo com 1 Timóteo 3:8-13, os di√°conos devem ser: respeit√°veis, sinceros, n√£o inclinados ao vinho, n√£o gananciosos, fidelidade conjugal, mantendo a fé com consci√™ncia limpa. Essas caracter√≠sticas enfatizam a espiritualidade, integridade, honestidade e fé dos di√°conos, assegurando que sejam dignos de confian√ßa e capazes de servir bem à comunidade crist√£. Note que o di√°cono e a diaconisa, como Estev√£o, t√™m que ser cheios do Esp√≠rito Santo, ter conhecimento B√≠blico (ou seja, estudar a Palavra), e agir com autoridade diante de quest√Ķes espirituais, alinhados com a lideran√ßa da igreja.

A B√≠blia cita Estev√£o (Atos 6:8-15) e Filipe (Atos 8:4-8), di√°conos poderosos no Esp√≠rito Santo, ali√°s poucos s√£o os apóstolos, profetas, mestres, evangelistas ou pastores citados na B√≠blia, com tanta un√ß√£o, poder e autoridade do Esp√≠rito Santo como eles, o que significa que Jeremias 29:13, "E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso cora√ß√£o", é para todos!

Nada pode impedir voc√™ de crescer espiritualmente. Toda fun√ß√£o sua no corpo de Cristo é importante e pode ser cheia de un√ß√£o, poder e autoridade quanto Estev√£o, Filipe e Febe.

Os di√°conos desempenharam um papel crucial na igreja primitiva ao garantir que as necessidades materiais da congrega√ß√£o fossem atendidas. Isso permitiu que os apóstolos e outros l√≠deres espirituais se concentrassem em pregar e ensinar. Est√™v√£o e Filipe, em particular, s√£o lembrados por sua coragem e dedica√ß√£o ao evangelho, mostrando que os di√°conos podem ter um impacto profundo tanto na administra√ß√£o pr√°tica quanto no ministério espiritual.

Que o seu dom seja despertado. Não se envergonhe do Evangelho ou de seu título ou cargo. Deus ama o porteiro, o manobrista, o diácono, a diaconisa, os instrumentistas, os cantores, os pastores, enfim, todos são parte do corpo de Cristo, e atuam para que o Evangelho do Reino de Deus seja pregado e executado com excelência, graça e unção do Espírito Santo.

Ao vir um di√°cono ou diaconisa n√£o os trate com desprezo, mas com alegria, acolhimento e gratid√£o por estarem ali para servi-los, como quem serve ao próprio Deus (Colossenses 3:23).

Feliz dia do di√°cono e da diaconisa! Feliz dia dos di√°conos!

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo; Bacharel em Ci√™ncia da Computa√ß√£o e Teologia. Mestrado em Ci√™ncia da Computa√ß√£o e Doutorado em Teologia. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governan√ßa Corporativa (IBGC), executivo de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de oito livros.

* O conte√ļdo do texto acima é uma colabora√ß√£o volunt√°ria, de total responsabilidade do autor e n√£o reflete necessariamente a opini√£o do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A "romantização" do aborto

Fonte: Guia Me

Comunicar erro
Consultoria

Coment√°rios

Marketing para Advogados_2