Incêndio atinge parte alta do Parque Nacional do Itatiaia; local será fechado para visitação

Por Equipe G. Gospel em 14/06/2024 às 20:22:48
Fogo foi identificado na altura do Morro do Couto, a partir das câmeras de monitoramento do parque. Causa e tamanho do estrago ainda estão sendo investigados. Incêndio atinge Parque Nacional do Itatiaia

Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Um incêndio atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) na tarde desta sexta-feira (14). O fogo foi identificado na altura do Morro do Couto, em Itatiaia (RJ), a partir das câmeras de monitoramento do parque.

O trabalho de combate ao fogo envolve equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Parquetur, concessionária que administra o local. Ninguém se feriu.

A gestão da reserva informou que está investigando quantos hectares foram queimados e a causa do incêndio. Disse também que a parte alta do parque será fechada para visitação neste sábado (15) para garantir a segurança dos visitantes.

Sobre o Parque Nacional do Itatiaia

Travessia Serra Negra

Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m - o quinto maior do país.

Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.

Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Fonte: G1

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Marketing para Advogados_2