As Cartas às 7 Igrejas - Laodiceia

Por Equipe G. Gospel em 24/05/2024 às 10:26:34

As Cartas às 7 Igrejas — Laodiceia

Laodiceia

Laodiceia, era uma cidade da Fr√≠gia, próxima a Colossos. Foi reconstru√≠da por Marcos Aurélio após ter sido destru√≠da por um terremoto em 66 d.C., e seu nome provém do grego ????????? (?????????) que significa "justi√ßa do povo" (cf. STRONG g2994).

Uma carta do apóstolo Paulo

Além de ler a carta enviada aos Colossenses, essa igreja também recebeu uma carta do apóstolo Paulo. (Colossenses 4:16). Isso significa que o conte√ļdo de ambas as cartas servia de ensino e/ou exorta√ß√£o para aquelas duas igrejas.

A apresentação de Cristo

Para a igreja em Laodiceia, Jesus também traz uma novidade, e se revela como "o Amém, a fiel e verdadeira testemunha, o princ√≠pio da cria√ß√£o de Deus" significando que Ele é "o soberano da cria√ß√£o de Deus" (Ap 3:14, NAA).

Quando Jesus disse que Ele é o princ√≠pio da cria√ß√£o de Deus, n√£o est√° se colocando como uma criatura, ou como se fosse o primeiro a ser criado como dizem as seitas.

Ao dizer que Ele é o "princ√≠pio" do grego arché (????) que tem o sentido de come√ßo, origem, l√≠der, aquilo pelo qual algo come√ßa a ser, a origem, a causa ativa, o primeiro lugar, principado, reinado, magistrado, etc. (cf. STRONG g0746)

Na verdade, Ele n√£o foi criado, pois, o próprio Jesus, sendo Deus, é o Criador de todas as coisas. Jesus é o Verbo ou a Palavra divina:

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3).

Tu és morno! Eu conhe√ßo as tuas obras...

"Eu conhe√ßo as tuas obras, que n√£o és nem frio nem quente. Eu gostaria que fosses frio ou quente. Ent√£o, como tu és morno; e nem frio, nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Apocalipse 3:15-16)

Embora haja especula√ß√£o sobre √°guas frias e quentes que se misturavam tornando-se mornas, o texto aponta para o estado do cora√ß√£o das pessoas. Enquanto alguns mantendo o primeiro amor s√£o fervorosos, tendo um cora√ß√£o aquecido pelo Esp√≠rito Santo (Lc 24:32; Rm 12:11), outros deixaram esse amor esfriar (Mt 24:12; Ap 2:4,5), no entanto, a igreja de Laodiceia era rica financeiramente, mas miser√°vel espiritualmente. Eles estavam entre aqueles que, mesmo estando apegados ao mundo, ostentando independ√™ncia e autossufici√™ncia devido às suas capacidades econômicas, acreditavam desfrutar da comunh√£o do Senhor (Mt 7:21-23).

Por que Jesus disse que eles eram mornos?

"Porque tu dizes: Eu sou rico, e cheio de bens, n√£o tenho necessidade de nada; e n√£o sabes que és um desgra√ßado, e miser√°vel, e pobre, e cego e nu." (Apocalipse 3:17)

Ou seja, Jesus disse que eles eram mornos, porque queriam servir a dois senhores: a Deus e a Mamom que s√£o as riquezas (Mt 6:24; Lc 16:13; 1Tm 6:10).


Como corrigir a situação?

"Aconselho-te comprar de mim ouro refinado no fogo, para que tu sejas rico; e vestes brancas, para que te vistas, e que a vergonha da tua nudez não apareça; e que unjas teus olhos com colírio, para que possas ver. A todos que eu amo, eu repreendo e castigo; sê zeloso, portanto, e arrepende-te." (Apocalipse 3:18)

Precisavam "comprar" de Jesus "ouro refinado" indicando que deveriam aprender a amar os mandamentos do Senhor (Sl 119:127), para ter uma fé aprovada (1Pe 1:6-7), vestindo vestes brancas, indicando que deveriam abandonar a nudez seus pecados (Gn 3:10,11) e agir com justi√ßa (Ap 19:8). Além disso, essa igreja n√£o tinha vis√£o das coisas espirituais (2Rs 6:17), precisavam ter iluminados os olhos do cora√ß√£o (Ef 1:18), dessa forma, precisavam ter os "olhos" ungidos, para terem os olhos abertos e serem libertos do engano que se encontravam (At 26:18).

As grandes promessas aos fiéis

"Eis que eu estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, virei a ele, e cearei com ele e ele comigo. Ao que vencer, permitirei que assente comigo em meu trono, assim como eu também venci e estou assentado com meu Pai em seu trono." (Apocalipse 3:20,21)

Isso realmente é impressionante: Jesus est√° batendo à porta de uma Igreja, procurando quem possa dar ouvidos à sua Palavra!

A esses que ouvirem sua voz, Ele promete manter comunh√£o e lhe oferece o privilégio de se assentar em sua companhia em seu trono de glória!

As "Laodiceias" atuais...

Sem sombra de d√ļvidas, dentre as sete igrejas, essa é a que melhor representa a maioria das igrejas atuais! Antes de prosseguir, perceba que "maioria" n√£o significa "totalidade". Isso, porque o Senhor sempre conserva um remanescente fiel nas gera√ß√Ķes.

MENTORIA EMPRESAS


Laodiceia era uma igreja pujante, todos os departamentos tinham mais que o suficiente e estavam funcionando perfeitamente dentro dos critérios humanos. Agiam como se fossem "autossuficientes" (Jo 5:5), mas sem o poder do alto (Lc 24:49), eram ineficazes na luta contra os demônios (Mc 16:17,18), e o pior: n√£o sabiam disso! Enfim, tudo o que a gest√£o humana com seus talentos naturais é capaz de promover, Laodiceia ostentava. Sua estrutura natural estava indo t√£o bem quanto uma grande empresa bem organizada, enquanto o objetivo principal de uma igreja, que é a atividade sobrenatural, era nitidamente desprezado.

Como muitas igrejas hoje em que seus membros se consideram "s√°bios", mas tais "teólogos eruditos" est√£o ensoberbecidos (1Co 8:1), aprisionados em tradi√ß√Ķes institucionais que os mant√™m distantes da verdade pr√°tica das Escrituras. Se consideram "ricos", mas essa prosperidade ego√≠sta, que n√£o se preocupa com o próximo (1Jo 3:17), n√£o passa de "idolatria" (Cl 3:5). Se consideram "grandes", mas sua grandeza n√£o é para a glória de Deus (Lc 16:15), por isso, s√£o abomin√°veis e ser√£o vomitados pelo Senhor (Ap 3:16). Pensam serem numerosos, mas seu crescimento numérico n√£o é fruto de uma mensagem de arrependimento que produz convers√£o genu√≠na, pelo contr√°rio, apenas se adaptaram a mensagem para abrandar a no√ß√£o acerca dos perigos do pecado, da justi√ßa e do ju√≠zo, a fim de n√£o perder algum membro (Jo 6:66). Jamais estimulam a ren√ļncia das coisas do mundo, omitem a realidade do inferno, buscando atrair todo tipo de pessoas sem as confrontar, mantendo-as sob certo condicionamento comportamental um pouco mais aceit√°vel socialmente, porém, sem a verdadeira liberta√ß√£o, gerada pelo fruto do Esp√≠rito (Jo 8:36). S√£o igrejas vistas como "poderosas" economicamente, com grande influ√™ncia pol√≠tica e midi√°tica, executando v√°rias a√ß√Ķes sociais. Apesar de tudo isso, n√£o percebem que s√£o totalmente irrelevantes na esfera espiritual (At 19:14), porque confiam na for√ßa do próprio bra√ßo (Jr 17:5), tornando-se muitas vezes uma igreja elitista, desprezam os pobres (Tg2:5,6) se esquecendo de praticar a verdadeira justi√ßa (Tg 1:26,27). Por abandonarem o verdadeiro poder de Deus, n√£o deixam espa√ßo na agenda para serem guiadas pelo Esp√≠rito Santo (Rm 8:14), por isso, n√£o podem dizer que n√£o possuem prata nem ouro (Ap 3:17), mas também n√£o podem dizer "levanta e anda" (At 3:6).

"Aquele que tem ouvidos, ou√ßa o que o Esp√≠rito diz às igrejas." (Apocalipse 3:22, BKJ)

Bibliografia

B√ćBLIA SAGRADA. B√≠blia Sagrada. Tradu√ß√£o de Jo√£o Ferreira de Almeida. 3¬™ ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade B√≠blica do Brasil, 2017.

B√ćBLIA SAGRADA. B√≠blia King James 1611 com Concord√Ęncia e Pilcrows. 2¬™. ed. Niterói: BV Books, 2020.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade B√≠blica do Brasil, 2002.

V√ćDEO SUGERIDO: O Evangelho Esquecido - A Mensagem mais Importante!

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista b√≠blico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso B√≠blico Online e Devocional B√≠blico Online.

* O conte√ļdo do texto acima é de colabora√ß√£o volunt√°ria, seu teor é de total responsabilidade do autor e n√£o reflete necessariamente a opini√£o do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As Cartas às 7 Igrejas — Filadélfia

Fonte: Guia Me

Comunicar erro
Consultoria

Coment√°rios

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2