CMVR - ABRIL/24

A P√°scoa: Da Liberta√ß√£o do Egito à Ressurrei√ß√£o de Jesus

Por Equipe G. Gospel em 30/03/2024 às 12:23:25

27 Ent√£o direis: Este é o sacrif√≠cio da p√°scoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos eg√≠pcios, e livrou as nossas casas. Ent√£o o povo inclinou-se, e adorou.

28 E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Ar√£o, assim fizeram.

29 E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primog√™nitos na terra do Egito, desde o primog√™nito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primog√™nito do cativo que estava no c√°rcere, e todos os primog√™nitos dos animais.

¬≥? E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os eg√≠pcios; e havia grande clamor no Egito, porque n√£o havia casa em que n√£o houvesse um morto.

¬≥¬Ļ Ent√£o chamou a Moisés e a Ar√£o de noite, e disse: Levantai-vos, sa√≠ do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.

¬≥¬≤ Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e aben√ßoai-me também a mim.

³³ E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.

³? E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros.

¬≥? Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos eg√≠pcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.

³? E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.

¬≥? Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.

¬≥? E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.

³? E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida.

?? O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

?¬Ļ E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor sa√≠ram da terra do Egito.

?¬≤ Esta noite se guardar√° ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gera√ß√Ķes.

?¬≥ Disse mais o Senhor a Moisés e a Ar√£o: Esta é a ordenan√ßa da p√°scoa: nenhum filho do estrangeiro comer√° dela.

Êxodo 12:27-43

¬Ļ Estava, pois, perto a festa dos p√£es √°zimos, chamada a p√°scoa.

² E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo.

¬≥ Entrou, porém, Satan√°s em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do n√ļmero dos doze.

4 E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capit√£es, de como lho entregaria;

5 Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro.

6 E ele concordou; e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço.

7 Chegou, porém, o dia dos √°zimos, em que importava sacrificar a p√°scoa.

8 E mandou a Pedro e a Jo√£o, dizendo: Ide, preparai-nos a p√°scoa, para que a comamos.

9 E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?

10 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um c√Ęntaro de √°gua; segui-o até à casa em que ele entrar.

¬Ļ¬Ļ E direis ao pai de fam√≠lia da casa: O Mestre te diz: Onde est√° o aposento em que hei de comer a p√°scoa com os meus disc√≠pulos?

¬Ļ¬≤ Ent√£o ele vos mostrar√° um grande cen√°culo mobilado; a√≠ fazei preparativos.

¬Ļ¬≥ E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a p√°scoa.

14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.

15E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

16 Porque vos digo que n√£o a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

17 E, tomando o c√°lice, e havendo dado gra√ßas, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

18Porque vos digo que j√° n√£o beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

19 E, tomando o p√£o, e havendo dado gra√ßas, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

¬≤0 Semelhantemente, tomou o c√°lice, depois da ceia, dizendo: Este c√°lice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Lucas 22:1-20

A celebra√ß√£o da P√°scoa tem suas ra√≠zes na liberta√ß√£o do povo de Israel do Egito, conforme instru√≠do por Deus a Moisés. Nessa ocasi√£o, cada fam√≠lia deveria sacrificar um cordeiro sem defeito e passar seu sangue nas portas de suas casas, como sinal para que o anjo da morte (décima e √ļltima praga do Egito) passasse por eles sem trazer dano. Isso prefigurava o sacrif√≠cio de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sangue nos liberta do poder do pecado e da morte.

Assim como o cordeiro pascal foi consumido com ervas amargas e p√£o sem fermento, simbolizando a pressa da partida do Egito, hoje celebramos a P√°scoa da ressurrei√ß√£o de Jesus com p√£o sem fermento, representando a pureza e a santidade de Cristo. O per√≠odo de sete dias sem fermento é um tempo de reflex√£o sobre a liberta√ß√£o espiritual que recebemos por meio da morte e ressurrei√ß√£o de Jesus.

A P√°scoa do Antigo Testamento apontava para a futura liberta√ß√£o que Jesus traria através de sua morte e ressuscitaria. Da mesma forma, nós, como crist√£os, celebramos a P√°scoa n√£o apenas como um evento histórico, mas como uma realidade espiritual presente em nossas vidas. Assim como os israelitas foram libertos da escravid√£o no Egito, também fomos libertos da escravid√£o do pecado pela obra redentora de Jesus na cruz.

Portanto, ao celebrarmos a P√°scoa, lembramos n√£o apenas da liberta√ß√£o f√≠sica do povo de Israel, mas também da liberta√ß√£o espiritual que recebemos em Cristo. Ele é o verdadeiro Cordeiro Pascal cujo sangue nos purifica e nos salva da comunica√ß√£o eterna. Que possamos sempre dar gra√ßas a Deus por sua maravilhosa provis√£o de liberta√ß√£o e reden√ß√£o através de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Amém.

Gostou do Estudo Bíblico? Então compartilhe!

Comunicar erro
Consultoria

Coment√°rios

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2