Vírus desconhecido é identificado no Peru; veja os sintomas

Por Equipe G. Gospel em 07/12/2023 às 14:04:27

Autoridades sanitárias do Peru estão investigando possíveis vetores e reservatórios de um novo vírus identificado no país. Os trabalhos começaram após o caso de um jovem de 20 anos que apresentou sintomas parecidos com os da denguemalária e outras doenças tropicais.

Leia mais

Entenda o caso

  • O caso foi relatado em um artigo publicado em setembro no periódico Emerging Infectious Diseases.
  • O agente infeccioso é uma nova cepa do Echarate (ECHV) e pertence ao gênero Phlebovirus
  • O jovem que testou positivo para o microrganismo trabalhava em construção civil e foi internado em 25 de junho de 2019 no Hospital Regional Docente de Medicina Tropical Julio César Demarini Caro, localizado na cidade de Chanchamayo, no centro do Peru.
  • O paciente reclamou de febre, mal-estar, calafrios, dores musculares sistêmicas, rigidez nas articulações, dor de cabeça generalizada, sonolência, magreza, sensibilidade intensa à luz e dor nos olhos.
  • Sua temperatura corporal era de 39ºC.
  • As informações são da Revista Galileu.

Nova variante do vírus Echarate

A partir de testes laboratoriais de amostras de sangue, os médicos identificaram que o paciente havia contraído a nova variante de vírus Echarate. O vírus em questão naturalmente adquiriu genes de um phlebovírus ainda não identificado por meio de recombinação genética.

Como os sintomas da infecção pela variante que atingiu o homem no Peru também são característicos de dengue, malária e outras doenças infecciosas tropicais comuns nessa região, os pesquisadores ressaltam a importância de uma "biovigilância contínua" da doença febril aguda para detectar patógenos novos e emergentes.

O Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) afirma que o gênero Phlebovirus apresenta 66 espécies. Os vírus do grupo estão distribuídos globalmente e podem ser transmitidos por flebotomíneos (insetos como mosquito-palha), outros mosquitos ou carrapatos.

No Peru, foram identificados três dos nove phlebovírus que causam doenças febris na América Central e do Sul: vírus Echarate, vírus Maldonado e vírus Candiru. Cientistas que estudaram o caso concluíram que a nova variante do vírus Echarate está circulando na selva do centro do Peru.

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2