Inscri√ß√Ķes para o Encceja 2023 j√° est√£o abertas

Por Equipe G. Gospel em 22/05/2023 às 13:31:26

Est√£o abertas, a partir desta segunda-feira (22), as inscri√ß√Ķes para o Exame Nacional para Certifica√ß√£o de Compet√™ncias de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Os interessados poder√£o se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho.

O prazo também vale para as solicita√ß√Ķes de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que n√£o conclu√≠ram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no m√≠nimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realiza√ß√£o do exame.

A aplica√ß√£o das provas para os ensinos fundamental e médio est√° prevista para 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

Tapete Personalizado

A participa√ß√£o é volunt√°ria e gratuita, exceto para aqueles que se inscreveram na edi√ß√£o anterior e n√£o compareceram, n√£o justificaram a aus√™ncia ou tiveram a justificativa reprovada. Nesse caso, caso queira fazer o exame de 2023, o estudante dever√° ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que ser√° gerado no sistema de inscri√ß√£o e poder√° ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até 9 de junho.

Após realizar a inscri√ß√£o, para acessar a p√°gina do participante, o inscrito deve utilizar o login √ļnico de acesso à plataforma Gov.br. Ele é necess√°rio, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informa√ß√Ķes do cart√£o de confirma√ß√£o de inscri√ß√£o, como os hor√°rios da aplica√ß√£o.

O Encceja é constitu√≠do por quatro provas objetivas, por n√≠vel de ensino, cada uma contendo 30 quest√Ķes de m√ļltipla escolha e uma proposta de reda√ß√£o.

O Inep, ligado ao Ministério da Educa√ß√£o (MEC), é o respons√°vel pela realiza√ß√£o do exame, que é aplicado desde 2002, em colabora√ß√£o com as secretarias estaduais e municipais de Educa√ß√£o. A emiss√£o do certificado e da declara√ß√£o de profici√™ncia é responsabilidade das secretarias de Educa√ß√£o e dos institutos federais de Educa√ß√£o, Ci√™ncia e Tecnologia que firmam Termo de Ades√£o ao Encceja.

Atendimento especializado

Neste ano, o exame contar√° com algumas novidades para quem precisa de atendimento especializado. A primeira delas é a possibilidade de optar por um cart√£o-resposta com fonte ampliada. A op√ß√£o, voltada a pessoas com defici√™ncia visual, pode ser feita no sistema de inscri√ß√£o.

Pessoas com transtorno do espectro autista também ter√£o uma corre√ß√£o diferenciada da prova de reda√ß√£o.

Outra novidade é que os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 n√£o precisam ser reenviados para nova an√°lise. Por fim, participantes travestis, transexuais ou transg√™neros com nome social cadastrado na Receita Federal n√£o precisar√£o enviar documenta√ß√£o comprobatória.

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Coment√°rios

Marketing para Advogados_2