Tapete Personalizado

Cientistas criam camada ocular de pele de porco e restauram a visão de 14 pessoas

Por Equipe G. Gospel em 14/08/2022 às 10:41:04

Um grupo de cientistas criou um implante de pele de porco que conseguiu restaurar a visão de 14 pessoas cegas. A nova técnica é considerada menos invasiva e não requer pontos ou condições e equipamentos muito especializados para ser aplicada.

"Isso nos ajuda a contornar o problema da escassez de tecido da córnea doado e acesso a outros tratamentos para doenças oculares", disse o pesquisador de oftalmologia da Universidade de Linköping, Neil Lagali. 

A córnea do nosso olho é composta por diferentes tipos de colágeno. Assim, os pesquisadores purificaram o colágeno da pele de porco para criar uma nova camada de córnea. Eles usaram métodos químicos e fotoquímicos para fortalecer o material, tornando-o mais estável e resultando em um hidrogel. O produto é chamado de construção suína de bioengenharia reticulada duplamente (BPCDX).

Cientistas criam camada ocular de pele de porco e restauram a visão de 14 pessoas. Imagem: shutterstock

Devido ao material usado para criar o implante ser um subproduto da indústria alimentícia e, graças a processos de embalagem e esterilização especialmente desenvolvidos, o produto final pode ser armazenado por até dois anos – uma vantagem sobre as córneas humanas doadas, que devem ser usadas dentro de duas semanas.

De acordo com o Science Alert, que divulgou o artigo com os resultados do ensaio clínico, cerca de 12,7 milhões de pessoas sofrem perda de visão devido a problemas com suas córneas e apenas 1 em 70 consegue receber um transplante de córnea – a única maneira de restaurar a visão. Como os meios para fornecer esses transplantes são caros e as córneas doadas são escassas, a maioria das pessoas no mundo não tem acesso a tratamentos eficazes.

"Fizemos esforços significativos para garantir que nossa invenção seja amplamente disponível e acessível a todos e não apenas aos ricos. É por isso que essa tecnologia pode ser usada em todas as partes do mundo", acrescentou o engenheiro biomédico da Universidade de Linköping, Mehrdad Rafat. 

Leia mais!

Como o implante de pele de porco é colocado? 

A estrutura de colágeno dos nossos olhos pode diminuir ao longo do tempo, fazendo com que ela inche para fora e distorça nossa visão em uma condição chamada ceratocone. Embora a causa desse afinamento não seja conhecida, fatores como genética, esfregar os olhos vigorosamente, ter febre do feno, asma, síndrome de Down e síndrome de Ehlers-Danlos podem aumentar as chances de desenvolver a condição. 

Assim, o BPCDX é colocado de forma que comprima a flambagem da córnea e forneça a espessura perdida, o que resulta na restauração da visão. A cirurgia requer apenas uma incisão de 2 milímetros e os resultados do ensaio clínico não apontaram formação de cicatriz ou reação adversa, e nenhuma terapia intensiva ou cirurgia adicional foi necessária; apenas um tratamento de oito semanas com colírio imunossupressor e um curativo.

Íris de uma mulher sendo escaneada
Cientistas criam camada ocular de pele de porco e restauram a visão de 14 pessoas. Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

"Nenhum estudo anterior, até onde sabemos, alcançou transparência total da córnea in vivo com espessamento e achatamento da córnea suficientes, ou com ganhos significativos de acuidade visual, conforme relatado aqui", escreveram os pesquisadores em seu artigo. 

De acordo com a equipe, um ensaio clínico ainda maior está sendo planejado a fim de reforçar os resultados e atribuir dados que facilitem o procedimento a receber as aprovações regulatórias necessárias. O artigo foi publicado com livre acesso na Nature Biotechnology.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2