Tapete Personalizado

O que é TDAH, transtorno que acomete Suzana Alves, a ex-Tiazinha

Por Equipe G. Gospel em 05/08/2022 às 18:11:06
View this post on Instagram

A post shared by Suzana Alves Saretta (@suzanaalvesoficial)

O que é TDAH? 

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

A condição é reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados – acomete de 3 a 5% das crianças no mundo.

Entre os principais sintomas de TDAH estão a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Outros problemas também podem surgir conforme as fases da vida, como dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, ou desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como falhas de memória, no caso de adultos.

Leia mais!

Quais são as causas do TDAH? 

Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e nas conexões com o resto do cérebro. A parte frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

Além da hereditariedade, pesquisas apontam que a nicotina e o álcool, quando ingeridos durante a gravidez, podem causar alterações em partes do cérebro do bebê, incluindo a região frontal orbital. Alguns outros estudos também já mostraram que mulheres que tiveram problemas no parto, ocasionado sofrimento fetal, tinham mais chance de terem filhos com TDAH. A relação de causa, no entanto, ainda não foi determinada.

Vale destacar que, problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas não o causar. 

O que é TDAH, transtorno que acomete Suzana Alves, a ex-Tiazinha. Imagem: shutterstock

Ministério da Saúde aprova protocolo para TDAH 

O Ministério da Saúde aprovou, na quarta-feira (4), um documento com critérios para o diagnóstico de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). De acordo com informações da Agência Brasil, a declaração abrange o tratamento e mecanismos de regulação, além do controle e avaliação da doença. Saiba mais aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2