CMVR - ABRIL/24

Varíola dos macacos: Japão emite alerta de nível 1 para surto global

Por Equipe G. Gospel em 25/07/2022 às 10:23:03

O Japão emitiu nesta segunda-feira (25) um alerta nível 1 diante do surto global de varíola dos macacos. De acordo com informações da Agência Brasil, autoridades governamentais pediram em comunicado que os cidadãos japoneses que estão ao redor do mundo tomem medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença.

O documento também pediu atenção das pessoas que pretendem viajar para o exterior ou permanecer fora do Japão. Embora o alerta de nível 1 seja o mais baixo da escala japonesa, que vai de um a quatro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu no sábado (23) o surto de varíola dos macacos como uma "emergência de saúde pública de preocupação internacional".

Varíola dos macacos: Japão emite alerta de nível 1 para surto global. Imagem: Halfpoint/Shutterstock

Surto de varíola dos macacos

Ao todo, já são mais de 16,5 mil casos de varíola dos macacos confirmados em mais de 70 países. Na última sexta-feira (22), os Estados Unidos relataram que duas crianças foram diagnosticadas com a doença no país.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os casos não estão relacionados e, apesar de a infecção ser sexualmente transmissível, os diagnósticos comprovam que ela tem a capacidade de infectar qualquer pessoa que tenha o mínimo de contato com o indivíduo doente.

Para o órgão, os casos infantis são resultados de transmissão doméstica, contudo, autoridades ainda vão investigar como elas foram infectadas. A agência ainda acrescentou que o quadro clínico de ambas as crianças é estável e que as duas estão sendo acompanhadas.


Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2