CMVR - ABRIL/24

Pentiment: Criador comenta sobre novo RPG da Obsidian | Entrevista

Por Equipe G. Gospel em 25/06/2022 às 15:06:08

Além de Darklands, Josh Sawyer citou outros dois games de aventura narrativa que serviram de inspiração para Pentiment: Night in the Woods e Oxenfree. "[Estes] são em grande parte jogos onde você explora, fala com personagens, progride na história, pode fazer escolhas que a ramificam."

"Mas então queríamos adicionar coisas da Obsidian em cima disso. Então adicionamos a capacidade de definir certos aspectos de Andreas, sua formação acadêmica, seu estilo de vida, o que influencia como ele entra em conversas e interações," explicou ele.

"Também temos pontos de história ramificados. Então você pode fazer escolhas ao longo da história, que irão ramificar como a história vai, como as famílias se desenrolam ao longo do tempo, ao longo das gerações, e além disso temos estes – eu hesito em chamá-los de mini games porque isso soa como uma coisa que você faz repetidamente – mas são essas pequenas interações leves," continuou o criador do game.

"Coisas como arar o quintal, jogar um jogo de cartas, tirar insetos do seu braço quando você está se escondendo em um tronco. Estas são todas pequenas interações realmente pequenas que são projetadas mais para imersão e diversão do que para ser um desafio. Eles estão lá apenas para adicionar atmosfera e variedade à experiência de jogo. Mas isso é basicamente o que é, é essa combinação de aventura, com RPG leve e pequenas mecânicas de quebra-cabeça," concluiu.

Arte de Pentiment

pentiment
Imagem: Obsidian

"Eu queria fazer algo que de fato capturasse o sentimento da arte na época," comentou Saywer sobre o estilo de arte escolhido. "Então fui à minha diretora de arte Hannah Kennedy com uma ideia para isso. E honestamente, se ela não estivesse implementando a ideia eu provavelmente não estaria no projeto. Porque eu tenho essa imagem em minha mente de algo que foi visto do lado que foi realmente renderizado como arte antiga."

Sobre se tratar de um jogo com arte 2D, Sawyer explicou que simplesmente só fazia sentido ser assim. "O que eu realmente amo sobre nossa arte é que ela é tão detalhada, tão rica, tem tantos pequenos pontos que você pode examinar e sim, você pode fazer isso em 3D, mas é muito mais caro, é muito mais difícil. E assim a abordagem 2D nos permite capturar a era, ao mesmo tempo em que estamos muito conscientes do orçamento sobre o fato de sermos uma equipe de 13 pessoas."

Recepção inicial e expectativas

Desde o anúncio do game, no dia 12 de junho durante o Xbox & Bethesda Summer Showcase (confira os anúncios do evento aqui), Pentiment vem recebendo respostas muito positivas de pessoas interessadas no game. "Acho que todos na equipe ficaram muito felizes com a forma como as coisas foram recebidas," disse Sawyer.

E ele entende que estes interessados são pessoas de um nicho bem específico. "São em grande parte pessoas que têm interesse em arte, que têm interesse em narrativa, que têm interesse em história. Ou eles são acadêmicos de arte ou isso faz parte de sua formação acadêmica, ou algo que eles apenas gostam. E novamente sinto que sabemos que este não é um jogo convencional. Isso não é algo que 10 milhões de pessoas vão jogar. Mas enquanto encontrarmos um público que está realmente empolgado com isso, vale a pena fazer."

Sobre o que espera que as pessoas pensem sobre Pentiment, Josh Sawyer lembrou que o objetivo ainda é se divertir, mesmo se tratando de um jogo histórico. "Em primeiro lugar, espero que eles realmente gostem da história, colocamos muito tempo e esforço na criação. Espero que eles realmente gostem dos relacionamentos que você, como o Andreas, forma com os personagens ao seu redor ou por um longo período de tempo."

E é claro, ele quer que as pessoas entendam o fascínio que ele mesmo tem por este período. "Mas além disso, eu realmente quero que as pessoas ganhem – seja por osmose ou mergulho profundo – mais uma compreensão de como era viver neste período de tempo. O que estava acontecendo, o tipo de luta que eles estavam enfrentando."

"De muitas maneiras, eu quero mostrar que, embora suas vidas fossem muito diferentes em muitos aspectos, eles ainda lidavam com alguns dos mesmos problemas, tanto pessoalmente quanto existencialmente, que lidamos hoje. Então, minha esperança é que eles se divirtam com a história e a achem realmente intrigante, mas que ao longo do caminho eles adquiram uma maior compreensão da história."

Leia também

Estágio de Desenvolvimento

Sem entregar grandes detalhes, o diretor e criador de Pentiment falou sobre o estágio de desenvolvimento do game. "Está indo muito bem. Temos muitos desenvolvedores experientes na equipe e nossos líderes," explicou ele. "É sempre difícil equilibrar isso porque você quer fazer tudo, você quer continuar crescendo no jogo."

"Mas acho que nossa equipe é experiente o suficiente e nos comunicamos bem o suficiente para criar uma experiência realmente incrível que é muito rica, tem muita variedade de coisas para fazer e coisas para ver e escolhas a fazer", continuou. "E sim, entendemos desde o início que estávamos correndo uma maratona e todos foram realmente responsáveis por isso. Então foi isso que nos permitiu chegar ao ponto em que nos sentimos confortáveis com essa data de lançamento.

Pentiment tem lançamento previsto para novembro deste ano, e chega para Xbox One, Xbox Series X|S, Windows 10, 11 e Steam. Além disso, Pentiment estará disponível no primeiro dia no Xbox Game Pass e PC Game Pass.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2