Consultoria Gratuita

Por que os episódios de Stranger Things 4 são tão longos?

Por Equipe G. Gospel em 27/05/2022 às 21:59:05

A quarta temporada de Stranger Things está no ar na Netflix, já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e maratonar a série será o programa de muita gente neste fim de semana. Porém, existe um detalhe que chamou a atenção de muito gente, que é o tamanho dos episódios de Stranger Things 4.

A quarta temporada é de longe a que tem os episódios mais longos em toda a série. Para se ter uma ideia, o episódio mais curto, que é o terceiro, tem 1 hora e 3 minutos. Em geral, na média, episódios de séries de drama para a televisão têm os clássicos 42 minutos. Mas há uma explicação para isso, e não é o zelo pela qualidade técnica.

Uma métrica diferente

netflix controle remoto
Para a Netflix, o mais importante não é quantas pessoas estão assistindo ao mesmo tempo, mas a quantidade de tempo assistindo. Imagem: xalien/Shutterstock

Na TV linear, a métrica para medição da audiência é o número de televisores ligados em determinado programa. No Brasil, essa medição é feita pela empresa Kantar Ibope, o que fez o nome da empresa se tornar sinônimo de medição de audiência. Cada ponto no Ibope corresponde a 74.666 aparelhos na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Mas nos serviços de streaming a medição é por outra métrica, o tempo de tela, ou as horas assistidas. Este dado é vital para a relação de empresas como a Netflix para sua relação com investidores e busca por parceiros no mercado publicitário. E como Stranger Things é possivelmente a série de maior sucesso da plataforma, fazê-la tão longa pode aumentar e muito as horas assistidas para o serviço como um todo.

Incentivo ao binge watching

Um dos diferenciais da Netflix lá no início de suas produções originais, com House of Cards e Orange is The New Black, que foi considerada revolucionária, foi o lançamento de todos os episódios de uma vez só. Essa estratégia basicamente criou o que se convencionou a chamar de binge watching, ou maratonas de séries, que consiste em assistir tudo de uma vez, algo impossível em episódios lançados semanalmente na TV.

Leia mais:

As maratonas são outro ponto que faz com que as horas assistidas aumentem. No entanto, em algumas séries, a Netflix tem colocado um intervalo e lançado temporadas de séries importantes em volumes. No caso de Stranger Things 4, o volume 1 tem sete episódios e o volume 2 tem outros dois episódios, incluindo um season finale de 2 horas e meia.

A motivação é simples: hype. Ao dividir a temporada, a Netflix ganha duas maratonas, além de uma semana de expectativa sobre o que vai acontecer na segunda parte. Além de Stranger Things 4, a mesma estratégia foi usada em séries como La Casa de Papel, finalizada em 2021, e Ozark, que acabou já este ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Agência EBC

Comunicar erro
Marketing para Advogados_2

Comentários

Supletivo_01 - Local 3