CMVR - ABRIL/24

Igreja CASA tem crescimento surpreendente em apenas 5 anos

De uma pequena célula, criada a partir de uma reunião com 63 pessoas, igreja chegou a reunir mais de 7 mil pessoas nos cinco dias de celebração do seu aniversário

Por Equipe G. Gospel em 18/05/2022 às 11:40:38
Igreja CASA

Igreja CASA

As comemorações dos cinco anos de criação da Igreja CASA duraram cinco dias (entre 27 de abril e 1º de maio) em Goiânia e tornaram-se um novo marco para a igreja: grande participação de público, que superou 1,2 mil pessoas em cada culto, com convidados especiais na celebração, sempre com lotação plena do templo. Entre os convidados especiais, estavam os pastores Marcos Feliciano, Alexandre Marinho e Alexandre Guilherme, além de participações do mentor Marco Micheli, do apóstolo Cláudio e do pastor Pedro Daniel, da Igreja Boas Novas.

O aniversário da CASA é comemorado em 27 de abril, data do primeiro culto, realizado em 2017, que contou com a participação de apenas 63 pessoas. Foi realizado no salão de festas do condomínio onde moravam os pastores Davi Passamani e Giovanna Lovaglio, fundadores da CASA, em Goiânia (GO). Hoje, cada culto da igreja tem público médio de 1,2 mil pessoas e muitos chegam a superar 2 mil pessoas.

Esses números são apenas um indicador do surpreendente crescimento da CASA e prova a força da fé de seus fiéis e pastores.

A igreja nasceu de forma despretensiosa, quando o pastor Davi Passamani, cantor gospel há 21 anos, e sua esposa e pastora Giovanna Lovaglio, também advogada, vieram de Coronel Fabriciano (MG) para morar em Goiânia. Naquele momento, algumas reuniões foram realizadas com a crescente participação de amigos. Mas já nascia a célula do que é hoje a Igreja Casa.

A primeira reunião, em abril de 2017, foi com 63 pessoas. A segunda reuniu 90 fiéis e, três meses depois, já eram mais de 120 em cada culto. Isto exigiu a busca de um auditório com capacidade para 300 pessoas. E não durou muito. Três meses depois o espaço ficou novamente pequeno.

A CASA saiu deste auditório e passou a realizar os cultos em um ambiente amplo e melhor estruturado. Em novembro de 2017, as celebrações começaram a ser realizadas na tradicional casa de eventos de Goiânia, o Oliveiras Place. Nova surpresa: toda a capacidade do ambiente, de 800 pessoas, passou a ser ocupada já nos primeiros cultos.

A mudança da igreja para um espaço ainda maior, na Avenida 85, ocorreu em abril de 2018. Os fiéis chegaram no local, ainda em reforma, com capacidade para cerca de 1,2 mil pessoas, que logo foi expandido para 2 mil. Esta fase também marcava o maior amadurecimento da CASA, afirma o pastor Davi Passamani.

No ano passado a CASA inaugurou sua nova sede, em um amplo espaço, também especialmente projetado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitando que pais e filhos frequentem os cultos com segurança e tranquilidade.

O novo templo, na Avenida T-63, no Setor Pedro Ludovico, conta com cerca de 7 mil m² de terreno e o prédio tem 3 mil m² de área construída, mas já preparado para futuras expansões. O salão principal da nova igreja tem capacidade para receber até 1.100 pessoas sentadas e um saguão capaz de receber 300 pessoas em pé, além de estacionamento para 120 veículos

A sede nova marca a nova fase da CASA e ajuda a ampliar o alcance do seu propósito e ações, que a tornam cada vez mais relevante para a sociedade. Se dá, principalmente, pelo Ministério de Missões, que leva músicas e diversas manifestações artísticas às comunidades dos bairros carentes; assistência para as famílias em situação de vulnerabilidade social; atendimento voluntário de psicólogos para pessoas com depressão, ansiedade e síndrome do pânico; entre outras ações sociais. Há também ações direcionadas para pessoas dependentes de drogas e atividades de engajamento às principais campanhas de saúde pública realizadas no País.

Pastores Davi Passamani e Giovanna Lovaglio

Crianças, jovens e famílias

Como explicar tamanho crescimento em tão pouco tempo da CASA? "Deus! Não fazemos nada que seja restrito, pequeno. Tudo o que fazemos gera uma dimensão muito grande, em tamanho e intensidade", afirma a pastora Giovanna Lovaglio. Os fiéis da igreja, em sua maioria, são jovens. Mas pessoas de todas as idades se sentem atraídas pelo ambiente de acolhimento e pela sensação de pertencimento que encontram nos cultos.

As crianças recebem atenção especial, tanto nas atividades religiosas quanto em projetos especialmente voltados para elas. Na igreja, a participação das crianças destaca-se nas mais diversas atividades. São mais de 300 em cada culto realizado e toda essa energia é canalizada em projetos divertidos e saudáveis. Como o Galerinha da CASA, uma animação com seis personagens com características físicas e personalidades bem distintas que encanta a garotada com suas histórias musicadas com os ritmos que mais atraem o público infantil.

Entre o público jovem, faixa etária predominante nos cultos, o projeto CASA Share faz um enorme sucesso e tem forte repercussão nas redes sociais, pelo formato inovador e empolgante, comparado com os cultos tradicionais. Realizado a cada 15 dias, esse movimento traz sempre temas presentes no cotidiano da juventude. "A proposta nasceu a partir de uma profunda reflexão sobre a melhor forma de os jovens da igreja falarem de Jesus para outros jovens", explica o pastor Davi Passamani.

Os jovens também são atraídos para a CASA pela intensa musicalidade que se respira na igreja e pelo sucesso de sua banda Casa Worship, popularidade que extrapolou mundo afora, principalmente pelas redes sociais e plataformas musicais. Formada pela igreja em 2018, destaca-se pelas músicas evangélicas em estilo pop rock. O grupo tem mais de 650 milhões de visualizações no Youtube e mais de 120 milhões de streamings no Spotify, figurando no topo das músicas de estilo gospel mais acessadas por brasileiros no Instagram.

A música A Casa É Sua, por exemplo, já teve mais de 300 milhões de views no Youtube, uma marca alcançada por poucos artistas musicais no Brasil e no mundo.

MENTORIA EMPRESAS


Expansão

Os pastores da CASA nunca pensaram em expandir a atuação da igreja para fora de Goiânia. Mas, devido ao rápido e surpreendente sucesso, foram convencidos por fiéis a abrir a primeira unidade fora da capital goiana, mais exatamente no Entorno do Distrito Federal. No início de 2022, a igreja inaugurou um templo no município de Águas Lindas, em um prédio onde funcionava antes uma antiga boate.

Começou com a presença de cerca de 80 pessoas nos cultos, mas o público médio já supera hoje 300 pessoas por culto e a expectativa é que ultrapasse 1 mil fiéis até o final deste ano.

Os pastores Davi e Giovanna recebem propostas de abrir unidades da CASA em outros municípios goianos e até de outros Estados. Entretanto, afirmam que o propósito da igreja não é promover uma forte expansão territorial, mas consolidar as suas ações de evangelização e projetos sociais na Grande Goiânia, e agora em Águas Lindas. "Gostamos de estar em contato direto com os nossos fiéis, com cultos alegres, mas também com ensinamentos e mensagens fortes de Deus", enfatiza o pastor Davi.

MENTORIA EMPRESAS


Terra Santa

Outro marco da CASA será a realização de um grande sonho dos pastores Davi Passamani e Giovanna Lovaglio: promover a caravana de fiéis e pastores da igreja à capital de Israel. O roteiro está sendo preparado para proporcionar experiência única e será anunciado no próximo dia 29 de maio, no culto da manhã. Trata-se de uma viagem que proporcionará imersão espiritual com um roteiro especial para os jovens.

"A ideia é que as caravanas sejam realizadas uma vez por ano. O projeto foi concebido porque toda igreja precisa ir para Israel. Queremos muito que as pessoas conheçam a Terra Santa, pois isso muda a perspectiva dos fiéis em relação à fé. A leitura bíblica flui de uma maneira diferente, assim como torna-se mais claro o entendimento da história de Jesus. Isso gera o amadurecimento da CASA e de seus fiéis como um todo", explica a pastora Giovanna Lovaglio.

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2