Tapete Personalizado

Rússia testa míssil intercontinental

Por Equipe G. Gospel em 20/04/2022 às 12:54:13
Míssil conhecido como Sarmat foi criado em 2017 e já havia sido testado no ano seguinte. Nesta quarta-feira, ele foi disparado de uma base no noroeste do país e atingiu alvos de teste em uma ilha no leste. Rússia testa míssil intercontinental

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (20) que testou seu novo míssil balístico intercontinental Sarmat, uma arma estratégica que o presidente russo, Vladimir Putin, disse não ter nada igual no mundo e que dará àqueles que tentam ameaçar a Rússia motivos para pensar.

Segundo a Reuters, Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

"O novo complexo tem as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Não tem nada igual no mundo e não terá por muito tempo", disse Putin.

Segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, o lançamento aconteceu às 15h12 no horário de Moscou (9h12 no horário de Brasília). O órgão russo também afirmou que ele irá substituir o sistema de mísseis Voyevoda.

Sarmat, míssil russo testado durante esta quarta-feira

Ministério da Defesa da Rússia/via AFP

O Sarmat é um míssil balístico intercontinental pesado que a Rússia deve implantar com 10 ou mais ogivas em cada míssil, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA.

Segundo os russos, o Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumenta significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do país.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante reunião com líderes das forças armadas

Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS

Ele está em desenvolvimento desde 2017 e, portanto, seu lançamento de teste não é uma surpresa para o Ocidente, mas ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

Outro lançamento dele havia acontecido em 2018. Na ocasião a Otan chamou o armamento de Satan 2, em referência a uma bomba construída pelos russos em meados do século XX.

"Este lançamento é o primeiro do programa estadual de testes. Após a conclusão do programa de testes, o sistema de mísseis Sarmat entrará em serviço com as Forças de Mísseis Estratégicos", diz pronunciamento do Ministério da Defesa da Rússia.

Imagem de divulgação do exército russo em 2018 mostra funcionamento de míssil capaz de desviar de radares e alcançar longas distâncias

RU-RTR via AP

Fonte: G1

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2