Ex-Vasco volante Souza leva sua fé a jogadores fora dos campos

Por Equipe G. Gospel em 14/04/2022 às 12:27:03

O ex-atacante Amaury Nunes, marido de Karina Bacchi, iniciou em março o quadro "Fé & Futebol", onde tem um bate-papo com jogadores cristãos. Nesta quarta-feira (13), ele recebeu o volante Souza, jogador do time turco Be?ikta?.

"Desde que eu me entendo por gente, minha mãe me levava à igreja", revelou Souza a Amaury, durante a conversa.

Souza começou sua carreira no Vasco e passou por grandes clubes, como Porto, Grêmio, São Paulo, Fenerbahçe e Al-Ahli. Ele também fez parte da Seleção Brasileira na Copa de 2014 e, nos últimos anos, se tornou destaque no futebol na Turquia, onde atua pelo Be?ikta?.

Nascido em São Gonçalo (RJ), Souza foi criado dentro dos princípios do cristianismo. "Apesar de nem toda a minha família ser convertida, eu cresci em um ambiente cristão. No início eu ia mais por força, mas serviu muito para amadurecer meu caráter e me fazer quem sou hoje", conta.

Tapete Personalizado

Souza foi batizado aos 15 anos na Igreja Batista Renovada, em São Gonçalo. Mas antes de sua decisão, ele enfrentou algumas lutas nos primeiros anos de sua adolescência. Com apenas 11 anos de idade, ele saiu de casa e passou a morar em um alojamento das categorias de base do Vasco.

"Um mês eu ia para a igreja, no outro eu estava fazendo as mesmas besteiras que os meninos do clube. Eu fiquei nessa ida e vinda por muito tempo. Mas o legal é que eu sempre conheci a Palavra. Por mais que eu quisesse viver o que Deus não queria para mim, sempre chegava um momento em que eu ia dormir, colocava a cabeça no travesseiro, me arrependia e chorava", revela.

Apesar dos tropeços, Souza nunca deixou de temer a Deus e reconhecia que estava no futebol para viver um propósito. "Mesmo novo, eu já fazia reuniões e tentava levar os meninos para a igreja, mas havia fases que eles conseguiam me arrastar", lembra.

"Mas quando você não está bem com Deus, parece que tudo fica errado", reconhece o jogador. "E quanto mais próximo de Deus eu estava, tudo parecia melhor, até nas fases ruins."


Amaury Nunes em conversa com Souza. (Foto: YouTube/Amaury Nunes)

Chamado além do campo

Souza conheceu sua esposa, Danielle, na Igreja Bola de Neve em 2009, na Barra da Tijuca. Em 2010 eles se casaram e começaram uma nova fase ministerial em Portugal. "Comecei a ser líder de jovens em uma igreja no Porto", contou. "Ali eu tive minhas primeiras experiências de ver vidas conhecendo a Jesus."

Quando chegou na Turquia em 2015, Souza conta que fazia parte de uma célula da Bola de Neve, e depois foi plantada uma pequena igreja. "Mas o líder dessa igreja teve que ir embora e, por 1 ano e meio, eu e minha esposa lideramos essa igreja", afirma.


"Consegui manter minha fé acesa, mesmo sendo um país 99% islâmico. Eles têm uma restrição em relação ao cristianismo e a todas as outras religiões. Eu nunca divulguei muito que eu era cristão nas redes sociais, e nem mesmo o endereço de onde eu pregava, por várias questões", conta.

Em 2018, quando ele foi para um clube da Arábia Saudita, Souza confessa que ficou "deslumbrado" pelo dinheiro e acabou se esfriando na caminhada com Deus. Mas ao voltar para Turquia, em 2020, ele sentiu que deveria fazer diferente.

"Chegou o momento de anunciar o Evangelho, independente se as pessoas vão gostar ou não, se vão me aceitar ou não", decidiu.

Hoje ele entende que foi levado por Deus de volta à Turquia por um propósito específico. "Temos igreja, temos reuniões e faço encontros com jogadores nas casas. A única forma de se manter de pé é vivendo o Evangelho", destaca.

O conteúdo completo está no canal de Amaury Gomes no YouTube. Assista:

Fonte: Guia Me

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2