Tapete Personalizado

Por que o WhatsApp Web tem irritado usuários com sua nova versão

Por Equipe G. Gospel em 13/04/2022 às 06:20:03
Recurso é criticado com frequência pela demora para atualizar mensagens e carregar histórico de conversas no computador. WhatsApp

REUTERS/Thomas White

A nova versão do WhatsApp Web permite que os usuários acessem mensagens mesmo quando não estão com o celular por perto. Mas a ferramenta nem sempre funciona da forma esperada, o que tem causado relatos furiosos na internet.

As reclamações fizeram o aplicativo se tornar um dos assuntos mais comentados do Twitter no início de abril. Os usuários dizem que a página está demorando demais para carregar e, mesmo após as mensagens aparecerem, o histórico do que foi enviado antes no celular nem sempre aparece.

O WhatsApp vem liberando a atualização de forma gradual desde julho do ano passado, quando ela começou a ser testada.

Na nova versão, é possível acessar as mensagens em até quatro dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Como eles funcionam de forma independente, é possível abrir as conversas no computador mesmo se o celular ficar sem bateria, por exemplo.

WhatsApp clonado ou roubado? Saiba como evitar golpes e recuperar sua conta

Sua conta no WhatsApp está protegida? Faça o teste e descubra

WhatsApp sem smartphone

Segundo o WhatsApp, um de seus desafios era "tirar o smartphone da equação" para oferecer um recurso que era pedido pelos usuários há anos. Mas a ideia era manter criptografia, que impede terceiros de acessarem as mensagens.

"Para conseguir isso, tivemos que repensar a arquitetura do WhatsApp e projetar novos sistemas para permitir uma experiência autônoma de vários dispositivos, preservando a privacidade e a criptografia de ponta a ponta", disse a plataforma ao anunciar a atualização na versão web.

Isso significa garantir que as mensagens sejam protegidas pela criptografia independentemente do dispositivo que está sendo usado para se conectar ao mensageiro.

Como usar assistente do TSE no WhatsApp para tirar dúvidas sobre eleições

Para oferecer o acesso a partir de vários dispositivos, o mensageiro precisa sincronizar o histórico de conversas a cada acesso de uma conta na versão web. Esse processo pode ser lento e, por isso, está recebendo críticas dos usuários.

O WhatsApp afirmou ao g1 que está ciente das reclamações e que está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos. "O feedback dos usuários mostrou que ainda há um caminho a ser percorrido", disse a empresa.

WhatsApp

Reuters/Francis Mascarenhas

Como o WhatsApp Web funciona

Antes da atualização, o celular funcionava como um dispositivo primário e era a fonte para acessar as mensagens. O computador só "espelhava" o conteúdo.

Com o novo WhatsApp Web, é preciso sincronizar dados como histórico de mensagens e contatos para outros dispositivos acessarem as informações sem precisarem do smartphone.

"Quando um dispositivo complementar [computador] é vinculado, o dispositivo principal [celular] criptografa um pacote de mensagens de conversas recentes e as transfere para o dispositivo recém-vinculado", explicou a plataforma.

O novo dispositivo recebe uma "chave" para baixar, descriptografar e armazenar as informações que estão no celular. Depois que o processo é completado, o computador apaga a "chave", mas ainda consegue acessar o histórico de mensagens.

"Outros dados exigem mais do que uma transferência inicial a partir do telefone", explica o WhatsApp em seu site, sem detalhar quais são esses dados.

Dados sincronizados

O mensageiro também afirma que faz uma sincronização sempre que algo na conta é alterado, como quando um novo contato é adicionado, uma conversa é silenciada ou uma mensagem é marcada como favorita.

Além da demora para carregar, o novo WhatsApp Web perdeu alguns recursos, como a lista de transmissão, a troca de mensagens com o próprio número e a sincronização do pacotes de figurinhas entre os dispositivos.

O WhatsApp diz que está trabalhando em melhorias na versão web, como suporte à visualização de links, localização em tempo real em dispositivos vinculados e a sincronização de chats excluídos.

Como evitar golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Como usar o assistente do TSE no WhatsApp

Como usar o WhatsApp para tirar dúvidas sobre eleições e fake news

Fonte: G1

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2