Tapete Personalizado

Familiares e amigos das vítimas relembram tragédia na Costa Verde

Por Equipe G. Gospel em 12/04/2022 às 20:17:07
Bombeiros ainda procuram por três desaparecidos em temporal na Ilha Grande. Familiares e amigos das vítimas relembram tragédia na Costa Verde

O temporal que atingiu o litoral da Costa Verde deixou 18 mortos, três ainda desaparecidos e famílias fragilizadas com a perda de parentes e amigos vítimas da tragédia.

A família da dona Maria da Conceição veio da Bahia e chegou a Angra dos Reis em 2009 em busca de uma vida melhor. A filha dela, Sara, de 34 anos, também veio com as filhas: Samara, Rebeca e Laura.

"Ela dizia assim: 'Mãe, antes de eu morrer, eu vou ter a minha casa própria'. E eu falei, 'vai sim, em nome de Jesus você vai ter a sua casa'. A gente tinha acabado de comprar a casa. Juntei tudo o que eu tinha e consegui aquela casa".

Moradores e funcionários da prefeitura após o deslizamento em Angra dos Reis

Reprodução/TV Rio Sul

A casa ficava no bairro Monsuaba, o mais atingido de Angra pelos deslizamentos. Sara e as três filhas estavam no imóvel quando o morro veio abaixo, na madrugada de 2 de abril.

"A minha neta, o vizinho conseguiu tirar ela. Mas ele veio e falou que não conseguiu tirar as outras."

Samara foi levada para o hospital. O pai dela, que ainda mora na Bahia, ficou sabendo pelos colegas de trabalho.

"Fiquei desesperado, as informações estavam desencontradas. Peguei meu carro e vim pra cá, dois dias de estrada. A primeira coisa que eu fiz foi ir pro hospital ver minha filha. Lá eu pude ter contato com ela e ela ficou emocionada em me ver", lembra Robério Silva do Amaral.

Dos 18 mortos no temporal em Paraty e Angra, 11 foram somente no bairro Monsuaba, onde todos se conheciam.

Busca por desaparecidos no deslizamento de terra no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis

Divulgação/Defesa Civil

Um outro morador perdeu os pais, a irmã e dois sobrinhos na tragédia.

"A gente não esperava, porque esse pedaço que caiu, pra gente sempre foi seguro. A gente teve o cuidado de deslocar pessoas pra outras casas e exatamente nesse momento na madrugada, quando a gente soube da notícia, todas as casas que a gente pouco esperava serem atingidas, foram atingidas", disse Antônio Cardoso.

Vizinho da família, o Severino chegou a ver quando a lama atingiu a casa da irmã de Antônio.

"Eu peguei a lanterna e vi o morro tremendo. Eu comecei a gritar para todos correrem que o morro ia cair. Quando, de repente, o morro veio abaixo e a avalanche pegou todo mundo. Ela 'tava' na varanda com uma criança no colo e eu vi o momento em que a casa dela vira em cima do pessoal que estava embaixo'", relembra.

Buscas a pai e filhos continua

Arlindo (esquerda), Erick (centro) e Yure (direita): os desaparecidos na Ilha Grande

Arquivo pessoal da família

Na Ilha Grande, as buscas já duram 11 dias. Os bombeiros procuram por pai e filhos que desapareceram na Praia de Itaguaçu.

Arlindo Azevedo Neto, de 80 anos e os filhos, Yure e Erick viviam em uma casa que foi engolida pela avalanche de terra.

"Meu avô chegou lá [na Praia de Itaguaçu] há 46 anos. Era um dos pontos mais seguros da ilha e acabou caindo. Ninguém acredita nisso ainda".

Arlindo e os filhos alugavam casas e quartos para turistas em busca de tranquilidade na Ilha Grande — a praia é isolada e conhecida por ter pouco movimento e o mar calmo.

Com auxílio de cães farejadores, drones, retroescavadeiras e embarcações, os bombeiros se revezam revirando toneladas de pedras e lama que desceram morro abaixo em busca de sinais que indiquem uma direção mais precisa para encontrar os três.

Praia de Itaguaçu, na Ilha Grande

Reprodução/Rede Globo

Clique aqui e siga o g1 no Instagram

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Fonte: G1

Comunicar erro
Consultoria

Comentários

Tapete Personalizado
Marketing para Advogados_2